segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A ignorância é um dom!

Até que ponto a ignorância é compensatória? Será realmente um dom?
Em certos aspectos, é pertinente afirmar que a ignorância pode ser a nossa maior aliada. Fiel a uma idiossincracia plena de defeitos. Ao desconhecermos certo tema, certo acontecimento, este dificilmente nos afectará.
Sob outra perspectiva, a ignorância pode ser interpretada como um primeiro sinal de presunção de conhecimento. Aliada à arrogância e à vaidade, a ausência de sabedoria torna-nos insolentes e escurece-nos o espirito.
Na minha opinião, sábio é aquele que reconhece os limites da sua própria ignorância. Citando o mais sábio entre os filósofos - "Conheço apenas a minha ignorância." - Sócrates.
Numa busca constante e ininterrupta pelo conhecimento verdadeiro, inerente ao pensamento filosófico, é primário aliar uma vasta ignorância a uma profunda humildade.

3 comentários:

  1. Andas muito "idiossincracicático" lol

    Bom espaço tou a gostar. Continua.

    Um abraço
    M.B

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela força, amigo!

    É apenas um espaço de reflexões pessoais. Sejamos francos, o teu blog tem outro nivel.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o teu ponto de vista. Numa linguagem mais simples e muito menos filosófica, encaro a ignorância como uma ferramenta para uma aprendizagem constante. Ao ignorar certos aspectos, rapidamente procuro conhecê-los e assim, aprender e aprimorar os meus conhecimentos.

    ResponderEliminar